sexta-feira, novembro 26, 2004

Portugal é único país com aumento de casos

Notícia do TSF Online 26.11.04

Portugal é o unico país dos antigos quinze Estados da União Europeia onde o número de casos de Sida aumentou. A informação foi avançada pelo Eurostat. Os números dizem respeito a 2003.

Portugal registou, em 2003, a taxa de incidência de Sida mais elevada da União Europeia, com 70,6 casos por milhão de habitantes, um número muito acima da média comunitária (14,2 casos por milhão de habitantes ) e muito acima da Espanha, o segundo país com incidência mais elevada.

No ano passado, foram diagnosticados 818 novos casos em Portugal. Entre os antigos 15 Estados-membros, a incidência diminuiu na última década, excepto em Portugal onde a taxa aumentou.

O Eurostat indica que os novos casos de Sida diagnosticados em 2003 diminuíram na UE. Houve menos 24 por cento do que em 2002, o que se explica, em parte, devido à utilização do tratamento anti-retroviral. No entanto, existe uma tendência crescente de novos casos declarados de VIH.

O Eurostat apresenta, também, estatísticas sobre as formas de transmissão. Mais de 40 por cento dos novos casos de Sida diagnosticados em 2003 resultaram de relações heterossexuais, 30 por cento devem-se à utilização de droga por via intra-venosa e menos de 20 por cento às relações homo ou bissexuais.

Os homens europeus são mais afectados que as mulheres, com 73 por cento dos casos diagnosticados a referirem-se à população masculina.

Os dados não surpreendem o Ministério da Saúde. Contactado pela TSF, o gabinete de Luís Filipe Pereira admite que esta é uma situação previsível, já que o ministério tem consciência de que há ainda um grande número de casos de sida que não foi notificado.

Também a médica da Abraço, Maria José Campos, não se mostrou surpreendida com os resultados e diz que os mesmos são consequência da irresponsabilidade das autoridades.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet