quarta-feira, novembro 24, 2004

Portugal mantém a maior taxa da Europa

Notícia do DN Online 24.11.04

Portugal
Segundo o relatório da Onusida, «em Portugal - onde a taxa de novas infecções diagnosticadas é a mais alta da Europa - os consumidores de drogas injectáveis continuam a representar quase 50 por cento dos infectados». Números que se referem a 2002. Na Europa, o ressurgirmento da infecção na população homossexual, que aumentou mais de 20% nos últimos anos, é um factor preocupante.

Europa de leste e ásia central
Nestas duas regiões, a epidemia propaga-se de forma explosiva: em 2004 atinge 1,4 milhões de pessoas, mais 40% do que em 2002. Destas, apenas 11% têm acesso a terapias antiretrovirais.

Ásia
Apesar de os índices serem menores do que em África, um aumento das infecções em países populosos como é o caso da China e Japão terão um efeito devastador no panorama mundial, diz a Onusida. Só na Índia, são cerca de 5 milhões aqueles que vivem com a doença. Indonésia, Nepal,Vietnam e algumas províncias da China assistem a uma emergência recente e explosiva.

África
Só este ano, 3,1 milhões de africanos contraíram a doença que, no mesmo período, matou 2,3 milhões de pessoas. A sida é a grande responsável pelo facto de a esperança média de vida em países como Moçambique, Botswana ou Ruanda ter baixado, numa década, para 40 anos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet