quinta-feira, março 22, 2007

Apelo à Acção em TB e VIH

On March 7 2007, 43 international advocates - including people living with TB and HIV- called for a "Demand for Action on TB and HIV." The declaration, a collaborative effort by the participants attending the Public Health Watch Partners' Meeting in New York, will be submitted to the WHO, UNAIDS and other policy making bodies, to advocate for urgent and coordinated action to address the dual TB and HIV epidemics.

Apelo à Acção em TB e VIH

Nós, que assinamos abaixo, somos defensores/as, pesquisadores/as, e pessoas vivendo com TB e HIV de todas as regiões do mundo unidas para mobilizar uma resposta urgente às epidemias conjuntas de TB e HIV.

Expressamos coletivamente nossa indignação com a epidemia de XDR-TB1, gerada pelo fracasso contínuo de governos e atores internacionais em garantir qualidade básica de serviços em TB e HIV.

A separação improdutiva de programas de TB e HIV está minando nossa habilidade em lidar com essas doenças, e deve ter um fim. As estatísticas globais são inaceitáveis – 40 milhões de pessoas vivendo com HIV, dois bilhões infectadas com tuberculose, e pelo menos 13 milhões co-infectadas com TB e HIV2. Mas a TB padrão tem cura mesmo em pessoas vivendo com HIV.
Nós devemos agir imediatamente para garantir acesso universal para prevenção tratamento, cuidado e apoio integrados de TB e HIV.

Exigimos que governos nacionais, agências globais de desenvolvimento e saúde, doadores e sociedade civil:
1. Assumam compromissos políticos imediatos e visíveis a fim de parar a disseminação da XDRTB;
2. Garantam os US$ 650 milhões urgentemente necessários em 2007, para que seja dada uma resposta imediata a fim de controlar a MDR–TB (TB resistente a medicamentos) e a XDR–TB, e um adicional de $138 milhões em 2007 para acelerar o desenvolvimento de medicamentos apropriados e diagnósticos;
3. Aumentem significativamente investimentos em programas de controle de TB básica e cuidados primários com a saúde como a chave para prevenir maior desenvolvimento e disseminação da resistência a medicamentos de TB, e dediquem consideráveis recursos adicionais para preencher as lacunas de financiamento global para TB e HIV;
4. Garantam serviços de TB e HIV no contexto de sistemas de saúde básica em pleno funcionamento, para garantir que os casos sejam detectados, a prevenção disponível e o tratamento acessível e sustentável;
5. Invistam recursos adicionais substanciais para acelerar pesquisas e desenvolvimento sobre novos diagnósticos, prevenção e tecnologias de tratamento para TB e HIV; e
6. Alcancem as populações mais vulneráveis, com serviços para TB e HIV, e reparem as injustiças sociais que alimentam essas epidemias e XDR-TB.
Pessoas vivendo com TB e HIV têm um papel fundamental a desempenhar, como defensoras, provedoras e parceiras, na construção de respostas efetivas a essas doenças que podem ser prevenidas e tratadas.

Glen Cove, New York, 7 March 2007

1 A XDRTB é definida como uma estirpe que não é apenas resistente a medicamentos secundários, mas também a pelo menos 3 das 6 classes de medicamentos primários.
2 Há uma estimativa de que um terço da população mundial está infectada com TB, portanto pelo menos um terço das pessoas vivendo com HIV também estão infectadas com TB.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet