sexta-feira, setembro 08, 2006

Data de lançamento do UNITAID anunciada



Agência Aids 08.09.06

O lançamento oficial da Unitaid, central internacional da ONU de compra de remédios para países pobres, será em 19 de setembro em Nova York, afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores francês, Philippe Douste-Blazy. A iniciativa tem como base a cobrança de uma taxa de solidariedade sobre as passagens aéreas que será destinado a um fundo de ajuda aos países em desenvolvimento na luta contra a Aids, Malária e Tuberculose.

O chefe da diplomacia francesa revelou a data exata da implementação da Unitaid em seu discurso de abertura em uma reunião em Paris com representantes dos criadores do fundo (Brasil, França, Chile, Noruega e Reino Unido) e com dez países africanos, assim como com instituições e ONGs internacionais.

FRANÇA ANUNCIA QUE LANÇARÁ TAXA SOBRE BILHETES AÉREOSTAXA SOBRE BILHETES AÉREOS PARA FUNDO DE COMBATE A AIDS É LANÇADA EM NOVA YORK

A principal missão dessa central internacional é a compra de remédios contra a malária, a tuberculose e a aids. Dos 44 países que participam da Unitaid, 18 arrecadam ou passarão a arrecadar fundos através de uma taxa adicional nos vôos de avião. As outras nações utilizarão sua verba de ajuda ao desenvolvimento.

"Esse mecanismo ilustra esse conceito de cidadania mundial, essencial na minha opinião, já que estará no centro dos desafios do século XXI", disse Douste-Blazy em um café da manhã antes de uma reunião de trabalho, que tinha como objetivo analisar os principais avanços da Unitaid.

Já estava previsto que o lançamento oficial da Unitaid seria dentro da próxima sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas, mas, até hoje, não se sabia exatamente a data. Segundo Douste-Blazy, a reunião do primeiro Conselho de Administração da Unitaid acontecerá no início de outubro.

"A Unitaid tem um objetivo global simples: colocar à disposição dos que mais necessitam remédios adaptados, ao menor custo possível, para contribuir para a luta contra a aids, a tuberculose e a malária", disse o ministro.

Para alcançar esse objetivo, Douste-Blazy disse que a Unitaid terá uma estrutura "leve", que se apoiará na competência e experiência de organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), o Programa da ONU contra a Aids (Unaids) e o Fundo Mundial. Também terá a colaboração de grandes organizações, como a Fundação Clinton e a Fundação Gates.

Representantes da OMS, do Unaids, do Fundo Mundial, do Unicef e da Fundação Clinton se reuniram hoje na mesa de trabalho instalada no Ministério das Relações Exteriores francês, mas os verdadeiros protagonistas da reunião são os ministros da Saúde de Camarões, Congo, Gabão, Guiné, Madagascar, Mali, Ilhas Maurício, Moçambique, Uganda e Senegal.

Douste-Blazy pediu a estes representantes que expusessem "sem rodeios" os "benefícios" que seus países esperam tirar desta iniciativa em termos de saúde pública e as "dificuldades" que, em sua opinião, podem ocorrer no inicio deste projeto no terreno.

O ministro francês disse que "os países beneficiados participaram desde o início da definição das grandes orientações desta iniciativa, e continuarão participando de sua implementação". No futuro, estes países terão voz e voto na definição da estratégia da Unitaid, já que estarão presentes no Conselho de Administração, onde duas das nove cadeiras serão reservadas a eles - uma para os países africanos e outra para os asiáticos -, disse Douste-Blazy.

Depois da reunião em Paris, haverá um encontro à tarde - também no Ministério de Exteriores - com ONGs de vários países, entre francesas, britânicas, norueguesas, chilenas.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet