sexta-feira, setembro 08, 2006
Sexo Seguro pode ser condicionado pelo preço elevado dos preservativos
CNSIDA 04.09.06
Um estudo da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida concluiu que os preservativos em Portugal apresentam um preço elevado, podendo isso condicionar de alguma forma a prática de sexo seguro.
A mesma pesquisa concluiu que o preço mediano dos preservativos em farmácias é mais elevado, um resultado da oferta que estes estabelecimentos proporcionam em comparação com os supermercados, em termos de variedade de marcas. As farmácias restringem a oferta às marcas de maior valor comercial, enquanto os supermercados apresentam uma maior variedade de preservativos, oferecendo ao cliente uma maior capacidade de escolha, nomeadamente em termos de preço.
A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida admite que o preservativo é um produto que beneficia a saúde pública e como tal deveria haver por parte das farmácias uma filosofia de marketing social, potenciando as marcas de valor mais baixo aumentando a oferta, e da parte das empresas distribuidoras uma adequação dos preços ao poder de compra português.
Assim sendo, o preço mediano de um preservativo nos supermercados é de €0,55, nas lojas de conveniência de €0,67, de €0,78 nas farmácias e de €0,81 nas parafarmácias.
PREÇO DOS PRESERVATIVOS EM PORTUGAL PODE CONDICIONAR PRÁTICA DE SEXO SEGURO
Público, 04-09-2006
Um estudo da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida concluiu que os preservativos em Portugal apresentam um preço elevado, podendo isso condicionar de alguma forma a prática de sexo seguro.
A mesma pesquisa concluiu que o preço mediano dos preservativos em farmácias é mais elevado, um resultado da oferta que estes estabelecimentos proporcionam em comparação com os supermercados, em termos de variedade de marcas. As farmácias restringem a oferta às marcas de maior valor comercial, enquanto os supermercados apresentam uma maior variedade de preservativos, oferecendo ao cliente uma maior capacidade de escolha, nomeadamente em termos de preço.
A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida admite que o preservativo é um produto que beneficia a saúde pública e como tal deveria haver por parte das farmácias uma filosofia de marketing social, potenciando as marcas de valor mais baixo aumentando a oferta, e da parte das empresas distribuidoras uma adequação dos preços ao poder de compra português.
Assim sendo, o preço mediano de um preservativo nos supermercados é de €0,55, nas lojas de conveniência de €0,67, de €0,78 nas farmácias e de €0,81 nas parafarmácias.
PREÇO DOS PRESERVATIVOS EM PORTUGAL PODE CONDICIONAR PRÁTICA DE SEXO SEGURO
Público, 04-09-2006