terça-feira, agosto 29, 2006

Hora de cumprir promessas

Agência Aids 27.08.06

Roseli Tardelli

A 16ª Conferência Internacional sobre Aids, em Toronto, no Canadá, não trouxe avanços científicos considerados surpreendentes. Os microbicidas e um medicamento inibidor de integrase foram as novidades em destaque. Os microbicidas, espécie de creme vaginal, poderão dar às mulheres maior independência. Há 16 pesquisas do produto em andamento. Resultados práticos, talvez em dois anos, informaram especialistas. Já o inibidor de integrase agiria contra a integração de uma enzima do vírus HIV no corpo humano. A enzima é uma das três necessárias para a replicação do vírus HIV.

Pouco se falou sobre prevenção. Se todo mundo já sabe que o preservativo funciona , é seguro e deveria ser mais disponibilizado, por que uma conferência desse porte não ajuda o mundo a avançar nesse tema tão importante e com efeitos comprovados? Ah, esqueci, tem a Igreja que é contra. Ah, esqueci novamente, tem a política conservadora do governo Bush que incentiva mais a abstinência do que a distribuição gratuita de camisinhas.

“Time to Deliver”, tema do evento - tempo de cumprir as promessas que o mundo fez para lidar com o HIV -, veio ao encontro de tudo o que o monte de gente que se reuniu em Toronto buscou como resposta. Os ativistas aproveitaram para chamar atenção novamente para a lei de patentes. Médicos e cientistas trocaram experiências e mostraram resultados de pesquisas. O fato de o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, não ter comparecido à abertura gerou críticas.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet