sexta-feira, abril 14, 2006

Jovens pedem a "Nino" Vieira que seja "ponta-de-lança" no combate à SIDA

Lusa 13.04.06

A juventude da comunidade lusófona pediu hoje ao chefe de Estado guineense que seja o "ponta-de-lança" no combate ao vírus HIV/SIDA junto dos seus homólogos a Comunidade de Países de Língua Portuguesa CPLP).

O pedido a João Bernardo "Nino" Vieira foi transmitido por Carla Diogo, presidente do Fórum da Juventude da CPLP, que hoje encerrou, em Bissau, a primeira conferência da organização dedicada sobre o SIDA.

A também presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) apelou a "Nino" Vieira para transmitir a preocupação da juventude lusófona aos restantes chefes de Estado da CPLP que no próximo mês de Julho se reúnem em cimeira na capital guineense.

Na ocasião, Carla Diogo prometeu que a juventude da CPLP não só estará atenta às decisões que os chefes de Estado irão tomar a favor da questão do HIV/SIDA, mas também vai entregar as resoluções saídas da primeira conferência que hoje terminou.

Durante três dias (10 a 13) cerca de 130 jovens guineenses, cabo-verdianos, angolanos, portugueses, são-tomenses e moçambicanos debateram, no Centro Cultural Franco Guineense, a problemática do HIV/SIDA ao nível dos países da CPLP, com particular enfoque nas acções de combate que estão a ser levados a cabo em cada Estado membro.

O Brasil e o Timor-leste não se fizeram representar na cimeira por razoes que a organização disse desconhecer.

O momento marcante do encerramento foi o discurso do jovem Pedro M., portador do HIV/SIDA, que em nome da Associação Nova Vida (da Igreja Católica) enalteceu a importância da abordagem da doença ao nível da organização da juventude dos países de expressão oficial portuguesa.
O jovem pediu que a CPLP e outras organizações ajudem os infectados com a doença e solicitou apoios para a divulgação dos riscos de contaminação do vírus.

Por seu lado, o representante residente da CPLP, o brasileiro Carlos Moura, sublinhou a iniciativa dos jovens lusófonos, destacando o facto de durante as abordagens não terem sido defendidos "métodos radicais" de combate ou prevenção do HIV/SIDA.

O presidente "Nino" Vieira não respondeu ao repto dos jovens, mas frisou ser um "combatente pela lusofonia". Destacou, por outro lado, que foi e será duplamente honroso o facto de a Guiné-Bissau ser palco da primeira conferência da juventude lusófona sobre o SIDA num ano em que o país vai ser palco da cimeira de chefes de Estado e de governos da CPLP.

Comments:
Oi, os adolescentes do projeto cedoc jovem, deram uma entrevista e um jornal importante no Brasil (Folha de São Paulo) fez a partir disso uma matéria sobre como os adolescentes que se infectaram por transmissão vertical vivem hoje. Ficamos felizes em poder ajudar a combater o preconceito e por isso estamos compartilhando com vocês. Já que são uma fonte importante das nossas pesquisas e por isso mesmo que silenciosamente e talvez sem saber contribuem para esse projeto :-)
boa páscoa!
 
Parabéns e continuação do bom trabalho!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet