quarta-feira, abril 05, 2006

Acordo entre Portugal e Angola para criação de centro de investigação da malária e sida

Lusa 31.03.06

Portugal, Angola e a Fundação Calouste Gulbenkian assinam quarta-feira, em Luanda, um acordo para a criação de um Centro de Investigação Clínica da malária, sida e tuberculose, disse à Lusa fonte do governo português.

Segundo a mesma fonte, o acordo será um dos dois a celebrar entre os governos de Portugal e Angola na área da saúde, durante a visita oficial do primeiro-ministro, José Sócrates, a este país africano de expressão portuguesa, entre terça e sexta-feira.

"O novo Centro de Investigação Clínica ficará situado perto de Luanda e destina-se a responder às necessidades do Estado angolano no combate a doenças graves como a malária, a sida e a tuberculose", referiu.

Ainda de acordo com o executivo de Lisboa, o novo centro estará "preparado para adequar as abordagens das doenças da malária, tuberculose e sida às condições específicas da região" e, na comitiva que viajará com José Sócrates, "haverá uma presença importante do sector farmacêutico" nacional.

Em relação ao actual surto de cólera em Angola - e que atinge de forma grave Luanda - o Governo português refere que, "até ao momento, não foi feito qualquer pedido de auxílio" a Lisboa por parte das autoridades angolanas. "O combate à cólera deve ser visto numa óptica de médio prazo, porque é um problema que tem como causa principal as actuais condições de saneamento básico", referiu.
...

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet