quarta-feira, março 29, 2006

Está a aumentar a resistência aos medicamentos contra a tuberculose

Lusa 24.03.06

A tuberculose é cada vez mais resistente aos medicamentos criados para a combater, indica um relatório divulgado pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos por ocasião do dia mundial desta doença.

Segundo os Centros de Controlo e Prevenção das Doenças (CDC), essa resistência crescente é um obstáculo importante aos esforços para combater a tuberculose em todo o mundo.

Entre 2003 e 2004, os casos de tuberculose nos Estados Unidos em que se registou resistência aos medicamentos considerados de primeira linha elevou-se a 128, ou 13 por cento. Desses doentes, 97 nasceram fora do país, de acordo com o relatório deste organismo governamental.
A nível mundial, nos 17.000 casos notificados em seis continentes entre 2000 e 2004 houve uma resistência semelhante estimada em 20 por cento.

Segundo os CDC, calcula-se que 9 milhões contrairam anualmente no mundo esta infecção bacteriana que afecta principalmente os pulmões. Dois milhões morrem em consequência da doença.

Para Kenneth Castro, director do Programa para a Eliminação da Tuberculose dos CDC, o tipo resistente da doença generalizou-se em todo o mundo e é difícil de tratar porque o seu combate exige medicamentos mais caros, mas menos eficazes. "A capacidade da doença de atravessar fronteiras torna cruciais os esforços de controlo", afirmou, acrescentando que a resistência é agravada por interrupções no tratamento e pela falta de medidas de controlo em hospitais e prisões.

Em 2005 registaram-se nos Estados Unidos 14.093 casos de tuberculose, 3,8 por cento menos do que no ano anterior.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet