quarta-feira, março 29, 2006

OMS: Acesso ao tratamento triplicou em dois anos

Lusa 28.03.06

O acesso de pessoas ao tratamento do vírus da SIDA nos países em desenvolvimento triplicou nos últimos dois anos, especialmente na África subsaariana, informa um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a ONUSIDA.

Segundo o documento, que analisa a estratégia "Três milhões até 2005", 1,3 milhões de pessoas recebiam tratamento em Dezembro de 2005, contra as 400.000 registadas em Dezembro de 2003.

A estratégia "Três milhões para 2005" foi lançada a 01 de Dezembro de 2003 pela OMS e a ONUSIDA e visava administrar tratamento contra o vírus da SIDA a três milhões de pessoas até ao final de 2005.

Apesar de os resultados não terem sido alcançados, "durante todos os meses do último ano 50.000 novos doentes iniciaram o tratamento", refere o documento.

O maior acesso de pessoas ao tratamento retroviral registou-se na África subsaariana, a região do mundo mais afectada pela SIDA, acrescenta o relatório.

Na África subsaariana, o número de pessoas que iniciaram o tratamento contra o HIV aumentou de 100.000, em 2003, para 810.000, em 2005, salienta o documento elaborado pelas agências da ONU.

"Dos 4,7 milhões de pessoas que precisam de tratamento retroviral nesta região, aproximadamente uma em cada seis já o recebe", refere o relatório.

No entanto, sublinha a OMS, "nove de cada dez crianças que precisam de tratamento vivem na África sub-saariana".

"Há dois anos, o apoio político e os recursos para a expansão rápida do tratamento contra a SIDA eram limitados", afirmou Lee Jong- wook, director-geral da OMS.

"Hoje, a `Três milhões para 2005` contribuiu para mobilizar o compromisso político e financeiro para se conseguir um maior acesso ao tratamento. Esta mudança fundamental nas expectativas renova as nossas esperanças de fazer frente, não só à SIDA, mas também a outras doenças", acrescentou.

O acesso universal ao tratamento contra o vírus da SIDA até 2010 é um dos Objectivos do Milénio da ONU.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet