quarta-feira, abril 05, 2006

2,7 milhões de euros para apoio social, prevenção e formação em 2005

Lusa 29.03.06

A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida atribuiu cerca de 2,7 milhões de euros, no ano passado, para 43 projectos de apoio social, prevenção e formação, através do programa Apoio Desenvolvimento Intervenção Sida (ADIS/SIDA).

O Programa ADIS/SIDA foi lançado em 2002 e tem como objectivo o financiamento de projectos e acções desenvolvidos pela sociedade civil no âmbito da luta contra a Sida. Financiado através das receitas do Joker afectas a projectos e acções integrados na luta contra a Sida, o ADIS/SIDA apoia iniciativas de curta duração.

De acordo com o balanço dos projectos financiados em 2005, apresentado num encontro que decorreu entre terça-feira e hoje, dos 43 projectos aprovados, oito foram aprovados tardiamente, o que condicionou a sua implementação e consequente execução.

Segundo a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, os 35 projectos abrangeram as seguintes áreas: acolhimento/centro de dia (cinco), apoio domiciliário (três), apoio psicossocial (cinco), promoção da saúde a populações social e economicamente desfavorecidas (quatro), promoção da saúde no contexto escolar (quatro), promoção da saúde a jovens fora do contexto escolar (três), promoção da saúde a trabalhadores do sexo (quatro), informação e formação (três). A Coordenação atribuiu aos 43 projectos 2.742.486,40 euros em 2005.

Na apresentação dos projectos financiados no ano passado, foi ainda realizado um balanço dos três anos de vigência do programa ADIS/SIDA. De acordo com este balanço, o financiamento em 2003 incidiu mais na área do apoio social, mas no ano seguinte verificou-se uma tendência inversa, com o financiamento a projectos na área da prevenção a apresentar uma maior expressão.

Segundo a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, esta situação deve-se "ao facto da área social ter sido, nos primeiros anos do programa, considerada prioritária em termos de investimento".

"O aumento do número de projectos da área da prevenção financiados decorre de necessidades de informação e educação em saúde identificadas, justificando uma forte aposta nesta área", lê-se no balanço do Programa ADIS/SIDA.

O balanço ressalva que, ao longo dos três anos de vigência do programa, "não se verificou qualquer financiamento a projectos na área da cooperação internacional". Foram propostos quatro projectos que não preenchiam "os requisitos gerais de acesso ao financiamento nesta área específica".

De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em 31 de Dezembro de 2005 estavam notificados 28.370 casos de infecção VIH/Sida em Portugal. No segundo semestre de 2005, chegaram ao Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis notificações de 1.473 casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet