terça-feira, fevereiro 28, 2006

Programa de identificação precoce do VIH/sida nos utilizadores de drogas arranca em Gondomar

26.02.06 CNSIDA

O Centro de Apoio a Toxicodependentes (CAT) de Gondomar foi a unidade escolhida para a experiência piloto do programa de identificação precoce da infecção VIH/sida e prevenção direccionado a utilizadores de drogas, apresentado hoje pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida e pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

O programa consiste no incentivo ao conhecimento serológico dos utentes daquele centro, através de testes rápidos de identificação da infecção VIH/sida.

O Coordenador Nacional da Infecção VIH/sida, Henrique Barros anunciou que pretende no fim deste ano inserir toda a rede de CATs do país no programa, como também conseguir que 60% dos utentes da rede pública de atendimento a toxicodependentes conheça o seu estado serológico para a infecção VIH/sida. Henrique Barros pretende ainda ter no fim de 2007 dez estruturas de redução de danos em funcionamento e duas unidades móveis do IDT integradas no programa.

De acordo com os responsáveis do projecto, o diagnóstico precoce terá o efeito de alteração dos comportamentos que colocam os outros em risco, permite iniciar o tratamento dos diagnósticos positivos mais precocemente, assim como permite um melhor conhecimento da realidade epidemiológica da infecção em portugal, podendo-se assim mobilizar recursos e respostas adequadas para diminuir a incidência da doença, nomeadamente entre a população toxicodependente.

O presidente do IDT, João Goulão, apontou a importância do programa para o mais fácil encaminhamento dos toxicodependentes seropositivos às unidades de saúde competentes. Por outro lado, salientou ainda que a extracção de novos dados poderá avaliar a tendência crescente da transmissão do VIH por via heterossexual, relacionando-a com o consumo das novas drogas em ambiente de lazer.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet