terça-feira, fevereiro 28, 2006

ONGs defendem conteúdos uniformizados nas escolas para promoção da saúde

26.02.06 CNSIDA

ONGs defendem conteúdos uniformizados nas escolas para promoção da saúde

A promoção de comportamentos saudáveis e a informação sobre a infecção VIH/sida devem estar inseridos em conteúdos programáticos uniformes em todas as escolas. Esta é a opinião generalizada das Organizações Não-Governamentais (ONGs) que estiveram presentes na reunião da Arrábida, um encontro que promoveu estes dias o debate sobre os conteúdos de informação, educação e comunicação de devem constar no Plano Estratégio da Coordenação Nacional para a infecção VIH/sida entre 2007 e 2010.

Os representantes da sociedade civil consideram a comunicação nas escolas de importância primordial, atendendo a que hoje em dia se toma toda a população por si só como vulnerável à infecção. Contudo, a comunicação deve também passar por uma adequação das mensagens aos diferentes públicos, atendendo aos diferentes contextos em que se inserem.

Por isso, a sociedade civil defende uma metodologia de comunicação à escala local, fortalecendo a comunicação por pares e por líderes de opinião.

Durante a reunião foram ainda focados a importância da educação para o tratamento e a necessidade de adopção de uma linguagem de comunicação simples, incisiva e com mensagens positivas, bem como a criação de uma revista generalista, acompanhada de outras específicas aos diferentes targets como meio de informação e comunicação sobre a infecção VIH/sida.

A reunião da Arrábida consistiu numa primeira aproximação entre a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida e as ONGs que trabalham no terreno directamente com esta problemática, para que em conjunto haja uma união de esforços nas medidas a tomar para o combate da epidemia em Portugal.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet