terça-feira, fevereiro 28, 2006

I Encontro da Arrábida

Texto em curso de aprovação pelos participantes:

Arrábida, 25 de Fevereiro de 2006

“ Ouvir a Sociedade Civil para incorporar a sua voz na elaboração do futuro
Plano Estratégico Nacional de resposta ao VIH/sida na área de I.E.C.”


Encontro de Trabalho da Coordenação Nacional para a Infecção pelo VIH/sida com representantes das ONGs, PVCVSida, IPSS e peritos profissionais da área.

“O futuro Plano Estratégico Nacional de resposta ao VIH/sida na área de I.E.C.
para as escolas e prisões ”

Os participantes neste I Encontro da Arrábida consideram que face à evolução da situação epidemiológica da infecção pelo VIH em Portugal nos últimos 25 anos, na população geral e no interior das prisões, não é possível planear, implementar, monitorizar e avaliar acções eficazes de I.E.C. para a redução da incidência sem garantir, à partida, o acesso universal à educação sexual no sistema de ensino assim como ao Sistema Nacional de Saúde no sistema prisional. Esta urgente decisão política deverá fazer-se acompanhar de decisões ao nível do executivo capazes de promover e garantir o acesso efectivo da população escolar e prisional aos meios de prevenção concretos das ISTs/VIH/sida (a exemplo dos preservativos em meio escolar ou do material de injecção estéril nas prisões) assim como aos tratamentos continuados.

Sem estarem garantidas as decisões acima referidas, consideram os Participantes deste Encontro de Trabalho que qualquer estratégia de Informação, Educação e Comunicação que pretenda contribuir para a redução da infecção pelo VIH, está condenada a falhar.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet