sexta-feira, janeiro 06, 2006

Angola - 3.587 novos casos de SIDA entre Janeiro e Outubro

Lusa 05.01.06

As autoridades sanitárias angolanas registaram 3.587 novos casos de SIDA no país entre Janeiro e Outubro de 2005, o que representa um aumento de "mais de 20 por cento" em relação a igual período do ano anterior.

Os dados foram hoje revelados à Agência Lusa por Dulcelina Serrano, directora do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, acrescentando que já foram diagnosticados 19.196 casos desta doença em Angola desde 1985, altura em que foi registado o primeiro caso no país.

Segundo Dulcelina Serrano, "todo o país foi tocado pela epidemia, mas a maior prevalência ocorre nas províncias de Cabinda, Cunene, Lunda Norte, Lunda Sul, Uíge e Cuando Cubango, que fazem fronteira com países onde existe um elevado nível de prevalência da doença". A província de Luanda também apresenta um dos níveis mais elevados de prevalência da SIDA em Angola, devido às suas "características especiais" enquanto capital do país.

A directora do instituto adiantou, por outro lado, que a transmissão da doença por via sexual continua a ser a principal causa de propagação, sendo responsável por "mais de metade dos casos notificados".

Relativamente ao tratamento com anti-retrovirais, Dulcelina Serrano salientou que actualmente estes medicamentos estão disponíveis apenas em cinco províncias, mas frisou que "até Setembro será coberto todo o país". Os anti-retrovirais estão actualmente disponíveis apenas nas províncias de Luanda, Cunene, Cabinda, Huíla e Uíge.

No início de Novembro, a ONUSIDA, agência das Nações Unidas para o combate à doença, admitiu que a SIDA poderá ser responsável, em 2010, pela existência de mais de 330 mil crianças órfãs em Angola.

Segundo os dados da ONUSIDA, em 2001, a doença foi responsável por cerca de 15 por cento dos órfãos em Angola, percentagem que ultrapassou 20 por cento no final de 2005 e deverá atingir 34 por cento em 2010.

As autoridades angolanas estimam que perto de cinco por cento dos cerca de 13 milhões de angolanos que vivem no país estejam infectados com o vírus da SIDA, sendo o combate à esta doença uma das prioridades nacionais em termos de saúde pública.

Angola possui a mais baixa taxa de prevalência de SIDA entre os países da região da África Austral, mas vários responsáveis do sistema das Nações Unidas têm vindo a alertar para a necessidade de adoptar medidas que permitam aproveitar esta situação para combater o alastramento da doença.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet