domingo, dezembro 04, 2005

Faro é o terceiro distrito com mais casos de infectados

Lusa 30.11.05

O distrito de Faro é o terceiro do país em número de casos notificados de infecção pelo vírus HIV/Sida, segundo dados oficiais hoje divulgados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. Segundo a ARS do Algarve, o número de casos notificados aumentou entre 20 a 30 por cento de 2003 para 2004, tendência que se mantém para este ano.

Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica indicam que depois de Setúbal e Lisboa, Faro é o terceiro distrito do País - em quarto está o distrito do Porto - onde se registaram mais casos de infecção de vírus da Imunodeficiência Humana (VIH/Sida). Já a médica Helena Massena, do Centro de Aconselhamento e Detecção do vírus da Sida (CAD), adiantou à agência Lusa que na região algarvia em 2005 já foram diagnosticados "o dobro dos casos de 2004", sendo a grande maioria de novos infectados notificados são pessoas heterossexuais.

"O número de novos casos registados desde 2000 são de transmissão por via heterossexual", informou a responsável no CAD do Algarve, adiantando que os casos relacionados com injecções - drogados [???? tanta delicadeza...] - também aumentou mas em menor escala do que no âmbito dos heterossexuais. Os programas de troca de seringas e distribuição de preservativos e a sensibilização junto das populações toxicodependentes são alguns dos factores para que os casos de Sida não aumentem à escala que estão a crescer junto da população heterossexual.

Os adolescentes que iniciam a relações sexuais cedo e mudam várias vezes de parceiro também são um dos grupos de risco [hello!!! não há grupos de risco, só comportamentos de risco!!] que por "vezes usam preservativo, mas outras vezes não", refere a médica Helena Massena. Também o número de testes que se realizam anualmente no CAD "têm aumentado, assim como a proporção de resultados positivos", lê-se numa nota de imprensa.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet