sexta-feira, dezembro 02, 2005

Santa Casa inaugura em Lisboa centro de apoio a doentes com sida

Público 29.11.05

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai inaugurar amanhã, em Lisboa, um Centro de Acompanhamento e Vigilância Terapêutica para apoiar doentes com sida e os seus familiares.

"A abertura deste equipamento pretende optimizar a resposta às necessidades essenciais dos indivíduos e das famílias afectadas pelo vírus da sida que recorrem à instituição", adianta a instituição, em comunicado.

Com a inauguração do centro, localizado na Avenida Almirante Reis, "a Santa Casa passa a dispor de uma unidade de proximidade numa zona de Lisboa atingida pela problemática da sida, decorrente de comportamentos de risco, quer pela utilização de drogas, quer pela prática da prostituição", acrescenta a instituição.

O centro vai funcionar em interacção com todos os serviços da Santa Casa e com os da comunidade, nomeadamente centros de saúde, hospitais, centros de atendimento a toxicodependentes (CAT), entre outros, privilegiando o acompanhamento psicossocial dos utentes.

O novo equipamento terá valências que vão do acompanhamento terapêutico, a um centro de dia e apoio domiciliário.

O acompanhamento terapêutico tem como principal objectivo acolher, orientar, acompanhar e encaminhar os utentes para outros recursos do serviço, da instituição e da comunidade. Procede ainda à vigilância e fornecimento de medicação, especificamente na prevenção e tratamento das doenças oportunistas, em articulação com os serviços clínicos e sociais, como forma de promover a qualidade de vida dos utentes.

O centro de dia irá "proporcionar um espaço de convívio garantindo a satisfação das necessidades humanas básicas e acompanhamento terapêutico" e o serviço de apoio domiciliário funcionará como uma alternativa ao internamento prolongado, acrescenta a SCML no comunicado.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet