sábado, abril 30, 2005

Investigação clínica 'mal tolerada' nos hospitais

(...)
Este reconhecimento é tanto mais bem vindo quanto "não sentimos o apoio necessário por parte da instituição hospitalar para realizar este trabalho", confessou ao DN Fernando Domingos, um dos autores do estudo português, sublinhando que "a investigação clínica em Portugal é muito difícil porque os serviços não estão preparados para ela nem a entendem como uma mais-valia". Por isso, diz o médico , "a investigação clínica está a desaparecer em Portugal".

A questão foi, aliás, levantada na cerimónia de entrega dos prémios que ontem decorreu na Sala de Actos da Faculdade de Ciências Médicas pelo médico e professor João Martins Correia, que presidiu ao júri do prémio. Referindo o menor número de candidaturas em relação a anos anteriores, Martins Correia sublinhou que "sendo muito pouco valorizada na nossa estrutura hospitalar, a investigação clínica é, quando muito, tolerada". Para o especialista "é assim imperativo que esta investigação seja considerada um factor de qualidade, ao contrário do agora sucede".

O presidente da República, que presidiu à cerimónia, apelou a uma maior coordenação de políticas e meios para "um maior investimento na promoção da saúde, com orientações estratégicas claras e métodos conhecidos de avaliação e de prestação de contas". Para Jorge Sampaio, "temos pela frente [na saúde] o grande desafio de conferir maior dinamismo, inteligência e coordenação às diversas intervenções para melhorar a saúde dos cidadãos". Nesse sentido, disse, "é necessário coordenar de forma mais efectiva os meios de que já dispomos (...), fazendo com que os serviços saiam das instituições e vão ao encontro das dificuldades e das pessoas que sofrem".

E porque os prémios distinguem excelência na investigação científica, Jorge Sampaio acabou por sublinhar a "necessidade de fixar os nossos investigadores, de pôr as universidades a mexer e de relacionar cientistas e empresas, o que passa por remover barreiras e dar cabo de invejas".

Luís Portela, presidente da fundação, sublinhou por seu lado o papel da sua instituição na promoção da pesquisa na saúde e fez votos para que Portugal "possa, na actual legislatura, dar um salto qualitativo na área da inovação".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet