quinta-feira, março 24, 2005

Tuberculose e sida

Fonte: Público/OMS

Estima-se que um terço dos 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV/Sida estejam também infectados pela tuberculose. Pessoas com HIV são 50 vezes mais passíveis de desenvolver tuberculose num ano do que os doentes com HIV negativo.

Qual a relação entre a Sida e a tuberculose?
O HIV afecta o sistema imunitário e aumenta a probabilidade de se adquirir uma infecção tuberculosa. Por um lado, a progressão da tuberculose latente para activa, por outro a recaída em doentes previamente tratados. A tuberculose é uma das maiores causas de morte entre os infectados pelo HIV.

Quantas pessoas estão infectadas pela tuberculose e pelo HIV?
Uma estimativa da OMS aponta para que um terço dos 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV/Sida em todo o mundo estejam também infectadas pela tuberculose. Sem o tratamento adequado, aproximadamente 90 por cento das pessoas morre meses após contrair a tuberculose. A maioria dos doentes infectados por ambas as doenças vive na África sub-sariana.

Qual é o impacto da dupla infecção de tuberculose e HIV?
Cada doença acelera o progresso da outra e a tuberculose encurta consideravelmente a vida dos portadores de HIV/Sida. Muitas pessoas infectadas pelo HIV em países em desenvolvimento contraíram a tuberculose como a primeira manifestação da Sida. As duas doenças representam uma combinação mortífera, já que são mais destrutivas juntas que qualquer outra doença per si.
A tuberculose é mais difícil de diagnosticar em portadores de HIV positivo;
A tuberculose progride mais depressa em portadores de HIV positivo;
A tuberculose em portadores de HIV positivo é quase sempre fatal se não for diagnosticada ou tratada;
A tuberculose ocorre mais cedo no curso da infecção por HIV do que muitas outras infecções oportunistas.

A tuberculose é uma ameaça?
Segundo a OMS (Organização Mundial de Sáude), a tuberculose está a espalhar-se a uma taxa de uma pessoa por segundo. Mata mais jovens e adultos que outra doença infecciosa e é a que mata mais mulheres. Em 1993, a OMS declarou que a tuberculose era uma "emergência global de saúde". Todos os anos, oito a dez milhões de pessoas são infectadas e dois milhões morrem vítimas da doença. Cerca de um terço da população mundial, aproximadamente dois mil milhões de pessoas, está infectada pela bactéria da tuberculose mas esta quase nunca desenvolve para a forma activa da doença. Cerca de 10 por cento dos infectados com tuberculose desenvolvem a doença no decorrer da vida, mas estes números estão a mudar, já que o HIV enfraquece muito o sistema imunitário e torna as pessoas mais vulneráveis.

Qual o impacto da tuberculose e do HIV nas mulheres?
Em todo o mundo as mulheres suportam um fardo desproporcional de pobreza, doença e malnutrição. A tuberculose causa mais mortes entre as mulheres do que todas as causas de mortalidade materna juntas, e mais de 900 milhões de mulheres são infectadas com tuberculose mundialmente. Este ano, um milhão de mulheres morrerá e 2,5 milhões, com idades entre os 15 e os 24 anos, vão contrair a doença.

O que pode ser feito para combater a propagação da tuberculose?
A estratégia de combate da tuberculose, conhecida como DOTS, tem cinco componentes:
1. Compromisso político de controle sustentado da tuberculose;
2. Acesso a microscópios de qualidade assegurada para análise de expectoração;
3. Quimioterapia, incluindo observação directa do tratamento;
4. Toma ininterrupta de medicamentos;
5. Sistema de gravação e de comunicação estandardizado, promovendo o acesso ao resultado de todos os pacientes.

Por que razão é importante a cooperação activa nos casos de tuberculose e HIV? Durante muitos anos os esforços para derrotar a tuberculose e o HIV eram separados, apesar da ligação epidemiológica entre as duas doenças. Uma maior colaboração entre os programas contra a tuberculose e contra o HIV/Sida levará a um controlo mas efectivo da tuberculose entre os portadores de HIV e a um ganho para a saúde pública.

Como podem a tuberculose e a Sida ser coordenados?
A política interina da OMS sobre as actividades de cooperação dá uma orientação para o que deveria ser feito para tratar das duas doenças. Isto inclui a identificação das actividades e o estabelecimento de corpos que promovam e coordenem a resposta dos dois programas a todos os níveis.

Não perder oportunidades
Portadores do HIV positivo podem facilmente fazer a prova tuberculina. Se estiverem infectados pode ser ministrado um tratamento profiláctico para prevenir o desenvolvimento da doença ou comprimidos se a doença estiver activa. Doentes com tuberculose podem também fazer o teste do HIV.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet