quinta-feira, março 24, 2005

TB: Falta de locais para internamento

(...)
A infecção por tuberculose aumentou na população toxicodependente (representando 20 por cento do total) e desceu junto dos reclusos (1,8 por cento), tendo estabilizado nos restantes grupos de risco. Os casos associados ao HIV/sida são de 15 por cento, na população imigrante atingem os 12 por cento. A doença afecta sobretudo os homens com idades entre os 25 e os 44 anos.
(...)
A médica sustenta que é preciso uma articulação mais intensa entre CDT - onde "se assiste a um esvaziamento de meios" -, hospitais e cuidados primários. Ao mesmo tempo, realça a falta de locais para internamento de doentes que incluem casos de tuberculose multirresistente (resistência a vários antibióticos), com "risco para o doente e para os outros". "Não temos onde internar estes doentes. São internamentos prolongados que não são compatíveis com a política de saúde actual", critica.

Ana Barbado, directora clínica do centro hospitalar de Torres Vedras (que inclui a única unidade vocacionada para a tuberculose, o Hospital do Barro), afirma ter sete pessoas com tuberculose multirresistente em lista de espera para internamentos de longa duração, que exigem quartos de isolamento com tratamento de ar.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet