quinta-feira, março 24, 2005

A saúde na blogosfera portuguesa

Há quatro anos, os blogues pareciam ser apenas mais uma aplicação informática condenada a um sucesso efémero. Tal como acontecera com as páginas pessoais, antevia-se um início explosivo seguido de um lento declínio, mas as previsões falharam. A simplicidade do processo de actualização, o baixo custo e a adesão de figuras mediáticas ao meio, fizeram com que a blogosfera ganhasse uma dimensão nunca antes imaginada. Actualmente, em cada seis segundos é criado um novo blogue, o que dá uma ideia da dinâmica existente na blogosfera. Este crescimento levou ao aparecimento de sistemas de classificação, organização e controle de tudo o que vai acontecendo na blogosfera, pelo que existe hoje um vasto conjunto de aplicações capazes de monitorizar a evolução do fenómeno.

Na esmagadora maioria, os blogues são um registo pessoal do dia-a-dia, uma espécie de diário público que atrai leitores interessados em assuntos muito específicos ou em opiniões de pessoas que não pertencem ao circuito mediático. Política, música, literatura, humor, ciência ou ensino são alguns dos temas mais abordados por pessoas desconhecidas do público mas que, por questões profissionais ou pessoais, dominam determinados assuntos em profundidade. A área de saúde não é excepção e um pouco por todo o mundo existem blogues ligados a esta área.

Este trabalho pretende identificar os motivos que levam um profissional da saúde a entrar na blogosfera, seja para ler, seja para manter o seu próprio espaço, e de que forma se organiza a blogosfera da saúde em Portugal.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet