sexta-feira, março 11, 2005

Resistência de alguns europeus explicada por herança genética

A resistência de alguns europeus ao vírus da sida poderá estar relacionada com uma herança genética de epidemias de peste que atingiram há séculos o continente, noticia hoje o jornal "The Times".

De acordo com dois cientistas britânicos, cerca de dez por cento dos europeus beneficiam actualmente de uma protecção natural contra a sida, que resultará de epidemias de peste que afectaram os seus antepassados na Idade Média. Os dois investigadores da Universidade de Liverpool, Christopher Duncan e Susan Scott, publicaram um estudo sobre esta questão no Jornal de Genética Médica, refere o "Times".

Os cientistas já sabiam que as pessoas portadoras de uma mutação genética denominada CCR5-delta32 estão protegidas da sida mesmo que tenham contraído o HIV, já que a mutação impede o vírus de atacar as células do seu sistema imunitário. Segundo esta nova teoria, a mutação CCR5 resulta das pestes europeias. Duncan e Scott afirmam que não se trata da peste bubónica, mas de epidemias de febre hemorrágica viral que pouparam as pessoas afectadas pela mutação CCR5.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet