segunda-feira, janeiro 31, 2005

Projecto de combate à SIDA vai ser lançado em Maio

LUSA 28.01.05

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai lançar o seu projecto de combate ao HIV/SIDA em Maio, em Lisboa, durante uma reunião dos ministros da Saúde dos oito, anunciou hoje o secretário executivo da organização.

O anúncio foi feito pelo embaixador cabo-verdiano Luís Fonseca durante o IV Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa (FPLP), que termina hoje em Brasília.

O projecto da CPLP foi proposto pelo presidente português, Jorge Sampaio, na V cimeira da organização, que decorreu a 26 e 27 de Julho do ano passado em São-Tomé, e prevê a cooperação entre os Estados-membros no combate e na prevenção da doença.

Além de uma campanha publicitária, em que participaram todos os chefes de Estado dos países lusófonos e que já começou a ser transmitida nas televisões públicas, o projecto prevê contactos com organismos internacionais ligados à luta contra a SIDA, com vista a aumentar a cooperação com a CPLP nesta matéria.

"A experiência brasileira no combate à SIDA é extremamente importante, bem sucedida e terá um papel importante a desempenhar neste projecto", disse à Agência Lusa o secretário executivo da CPLP. A taxa de prevalência da SIDA no Brasil é actualmente de 0,6 por cento, enquanto em Angola é de 8 por cento e em Moçambique de 15 por cento.

Somente em Moçambique, o número de infectados ultrapassa um milhão de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, que alerta para o impacto da epidemia no continente africano, onde uma em cada 12 pessoas é portadora da doença.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet