quarta-feira, janeiro 19, 2005

Ministro Britânico pede apoio Europeu à África

Público 19.01.05

Os ministros das Finanças da União Europeia concordaram com a necessidade de aliviar a dívida dos países africanos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, afirmou ontem o promotor de um plano de cancelamento da dívida, o ministro britânico das Finanças, Gordon Brown.

Brown, que regressava de uma viagem por quatro países africanos, aproveitou para promover a iniciativa - já conhecido como "o novo plano Marshall" - no encontro dos ministros das Finanças dos países da UE. "[Os responsáveis] irão agora para casa para ver com o que se poderão comprometer, mas eu acredito que vai existir um apoio generalizado", disse Brown, citado pela AFP.

A Grã-Bretanha está a aproveitar o facto de ser anfitriã do encontro do G8 para promover o plano de ajuda para o continente mais pobre do mundo, que prevê o pagamento faseado da dívida destes países aos credores e uma duplicação da ajuda dos países mais ricos.
(...)
O responsável repetiu as críticas ao proteccionismo comercial e afirmou que os subsídios da UE para a agricultura europeia estão a sabotar os esforços do continente africano sair da pobreza.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet