terça-feira, janeiro 18, 2005

Brown vê "oportunidade" para África

Público 18.01.05

O ministro britânico das Finanças, Gordon Brown, afirmou ontem que os países ricos iriam apoiar o pedido da Grã-Bretanha para um perdão da dívida de muitos países africanos, afirmando que o continente está pronto para aproveitar a oportunidade.
(...)
Brown quer que os países ricos estabeleçam um calendário para dar mais ajuda aos países, para chegar ao dobro dos actuais 38 mil milhões de euros anuais. "Vamos tomar responsabilidade de agora até 2015 pela nossa parte da dívida de 70 países", disse Brown. A Comissão para África vai ter pronto em Março um relatório a apresentar na próxima reunião do G8. Londres quer aproveitar a sua presidência do G8 este ano para conseguir um compromisso dos países em relação à dívida, incentivos comerciais e ajuda financeira para países africanos, num "novo Plano Marshall". "Acho que este relatório vai convencer os países mais ricos a perdoar uma maior parte da dívida aos países mais pobres, para dar mais recursos para a educação, saúde e desenvolvimento e abrir os seus regimes comerciais", disse Brown.

O ministro britânico atacou ainda o proteccionismo comercial dos países mais ricos, que classificou de "escandaloso", dizendo que há mais dinheiro gasto numa vaca europeia do que numa pessoa africana pobre.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet