terça-feira, dezembro 21, 2004

Vaticano cria fundação de assistência a doentes com SIDA


Agência Lusa 17.12.04

O Vaticano anunciou hoje a criação da Fundação O Bom Samaritano de assistência às vítimas da SIDA à qual o Papa João Paulo II doou 100.000 euros, anunciou o cardeal mexicano, Javier Lozano. A fundação é gerida pelo do Conselho pontifício para a pastoral da saúde (ministério da saúde do Vaticano), presidido por Lozano.

Durante a conferência de imprensa organizada para a apresentação da instituição, o cardeal apelou, em nome do Papa, para que todos os católicos e todos "os homens de boa vontade" ajudem as vítimas do flagelo.

"O vírus da SIDA é uma das mais devastadoras epidemias deste tempo, um drama humano pela sua gravidade e extensão e um dos maiores desafios da saúde mundial", sublinhou o cardeal.

No entanto, o cardeal rejeitou as críticas contra a igreja católica por esta recusar o uso ao preservativo como um meio de prevenção da SIDA. "Neste momento concentro-me no problema moral. Cada um tem o direito de ter o seu ponto de vista neste tema. Mas, enquanto discutimos o 'sim' ou 'não' aos preservativos, milhões de pessoas morrem", referiu.

Segundo o relatório 2004 das Nações Unidas sobre a doença, a SIDA matou 22 milhões de pessoas a nível mundial desde a década de 80, altura em que surgiu. Actualmente, 37,8 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da Sida, HIV.

A SIDA é a principal causa de morte entre os 15 e os 49 anos, disse o "ministro da Saúde" do Vaticano, adiantando que as previsões para 2005 estabelecem que, só na Índia, o número de vítimas atinja os 31 milhões de pessoas, enquanto na China será de 18 milhões.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet