quinta-feira, dezembro 09, 2004

Uma em cada duas crianças do mundo está a sofrer, relatório UNICEF

Agência Lusa 8.12.04

Mais de metade das crianças do mundo, uma em cada duas, sofre privações extremas, associadas à pobreza, às guerras e à Sida, alerta um relatório da UNICEF a divulgar quinta- feira.

Com o título "A infância ameaçada", o relatório sobre a situação mundial da infância 2005, que vai ser apresentado em Londres, diz que mais de mil milhões de crianças não crescem num ambiente saudável e protector.

Segundo Carol Bellamy, directora executiva da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), estes dados entram em contradição com a promessa da Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada em 1989, de pugnar por levar às crianças um ambiente mais saudável e protector.

"Se metade das crianças do mundo estão a crescer com fome e falta de saúde, se as escolas se tornam alvos e aldeias inteiras ficam despovoadas por causa da Sida, é porque não fomos capazes de cumprir as promessas feitas às crianças", lamenta a responsável.

O relatório anual foca essencialmente três factores que mais ameaçam a infância: Sida, pobreza e conflitos armados.

Devido à Sida há no mundo mais de 15 milhões de crianças órfãs. Em 2003, diz o relatório, morreram de Sida 2,9 milhões de pessoas (incluindo pais e toda a rede de adultos que protegem as crianças), das quais meio milhão com menos de 15 anos, e nesse ano contraíram a doença mais 630.000 crianças.

No ano passado, viviam com a doença 2,1 milhões de crianças, e em apenas dois anos (2001-2003) o número de crianças que perdeu um ou ambos os pais devido à Sida subiu de 11,5 milhões para 15 milhões, 80 por cento da África Subsaariana.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet