quinta-feira, dezembro 23, 2004

Naproxeno pode aumentar enfartes

DN 22.12.04

A autoridade norte-americana para os medicamentos alertou ontem para a existência de mais um fármaco que pode aumentar o risco de incidentes cardiovasculares, o anti-inflamatório naproxeno. O medicamento vende-se em Portugal sob os nomes comerciais Naprosyn, Reuxen e Artrixen, e está sujeito a receita médica. No entanto, o Infarmed «não tem indicações sobre as quantidades prescritas no País deste tipo de fármacos».

Em comunicado, alerta para o facto do «estudo ter sido realizado em doentes idosos e de se referir unicamente a medicamentos não sujeitos a receita médica». A Food and Drug Administration (FDA) já anunciou que vai rever a informação científica sobre o anti-inflamatório, depois de o Instituto de Saúde ter interrompido um ensaio clínico sobre a sua utilização em pessoas com risco de desenvolverem a doença de Alzheimer.

A FDA aconselha os doentes que usam o naproxeno a seguirem cuidadosamente as indicações do folheto informativo, a não excederem a dose recomendada e a não utilizarem o fármaco por mais de dez dias.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet