terça-feira, agosto 29, 2006

Representantes da OMS em Lisboa em Setembro para analisar tuberculose

Lusa 28.08.06

O ex-presidente português e primeiro enviado especial do secretário-geral da ONU para o Combate a Tuberculose, Jorge Sampaio, reúne-se nos próximos 10, 11 e 12 de Setembro, em Lisboa, com representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Tenho uma reunião de trabalho intensivo em Lisboa a 10, 11 e 12 com representantes da OMS, do Plano Global STOP TB (tuberculose), que também vão estar reunidos com a Direcção-Geral de Saúde de Portugal e com a Fundação Gulbenkian", disse hoje à Agência Lusa Jorge Sampaio, quando questionado sobre a sua agenda mais imediata como primeiro enviado especial da ONU para o Combate à Tuberculose.

A prevalência da tuberculose em Portugal é de 34 casos por 100 mil habitantes, o que corresponde ao triplo da média da Europa Ocidental. As cidades do Porto, Lisboa e Setúbal são as que, proporcionalmente ao número de habitantes, registam maior número de casos de tuberculose, doença muito associada à toxicodependência e a zonas pobres e degradas.
O antigo chefe de Estado português referiu também que irá à União Europeia para uma "entrevista com Durão Barroso", para ver se "avançam, em concreto, iniciativas neste domínio (tuberculose) ".

"Estamos também a trabalhar para estar presentes na cimeira ibero-americana, pelo menos já escrevi a todos os chefes de Estado ibero-americanos e estamos a ver se conseguimos lançar alguma iniciativa", acrescentou, depois de ter feito a sua intervenção na 56ª sessão do comité africano da OMS, a decorrer até sexta-feira em Addis Abebba, Etiópia.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet