terça-feira, agosto 29, 2006

Onde estava a Abbott?



ver video do protesto

Agência Aids 17.08.06

“ONDE ESTÁ A ABBOTT?”, “PRECISAMOS DO KALETRA”, GRITAM ATIVISTAS CONTRA FABRICANTE DE MEDICAMENTOS ANTI-AIDS, EM TORONTO

O principal protesto desta quinta-feira, 17, na XVI Conferência Internacional de Aids, em Toronto (Canadá) foi contra o laboratório Abbott, fabricante do anti-retroviral Kaletra. Mais de 100 ativistas e pessoas vivendo com HIV/AIDS gritaram durante cerca de 30 minutos, em frente ao Centro de Mídia, frases como “Onde está a Abbott?”, “Salve a vida das pessoas”, “Precisamos de Kaletra.” Vários folhetos com a foto de Miles White (presidente da Abbott) e a mensagem “procurado por crime de negligência” foram entregues pelos manifestantes.

Segundo um dos organizadores da manifestação, o sul-africano Vuyani Jacobs, da Campanha de Ação e Tratamento, o protesto foi especificamente contra a Abbott “porque esta farmacêutica é a mais difícil de se negociar o preço dos anti-retrovirais.”

Jacobs, soropositivo há 13 anos, destacou que o Kaletra é um dos melhores medicamentos contra a Aids, mas que muitas pessoas do seu país não têm acesso a ele devido ao alto preço.

Matthew Kavanagh, da Campanha Global contra a Aids (Estados Unidos), disse que “as pessoas vivendo com HIV/AIDS vêm pedindo à Abbott, há alguns anos, que viabilize o acesso aos anti-retrovirais lopinavir e ritonavir (denominado comercialmente Kaletra) na África e em países em desenvolvimento, mas não obtêm êxito.” Kavanagh afirmou durante entrevista que o objetivo da manifestação é fazer com que a Abbott não impeça a fabricação genérica do Kaletra e baixe o preço do medicamento.

O ativista brasileiro Araújo Lima Filho, da Associação Françoise Xavier Bagnoud do Brasil (AFXB), participou da manifestação. “A estratégia da Abbott nas negociações é a mais vergonhosa. Só visa lucro”, disse ele.

Na última terça-feira, 15, algumas pessoas ocuparam o local destinado à Abbott na conferência como forma de protesto. Além das manifestações contra o laboratório, durante esta semana ativistas também pediram mudanças nas leis de patente na Índia, direitos às profissionais do sexo e mais espaço às pessoas com HIV/AIDS na programação do evento.

A equipe da Agencia de Notícias da Aids procurou mas não encontrou um representante da Abbott na XVI Conferência Internacional de Aids. Assim que houver algum comentário por parte da farmacêutica, será publicado neste site.

Brasil - As farmacêuticas brasileiras produzem oito dos 17 medicamentos contra a Aids distribuídos no país. No entanto, 70% dos gastos são direcionados à compra de apenas quatro anti-retrovirais patenteados: Lopinavir/Ritonavir (Abbott); Tenofovir (Gilead Sciences, Inc.); Efavirenz (Merck & Co, Inc.) e Nelfinavir (Agouron Pharmaceuticals).

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet