quarta-feira, julho 12, 2006

"A luta contra a tuberculose em Portugal está perdida”



CM 12.07.06

Tuberculose imparável

"A luta contra a tuberculose em Portugal está perdida". Quem o diz é o médico Henrique de Barros, especialista em epidemiologia e coordenador do Programa Nacional Contra a Tuberculose.

Para essa derrota contribuem vários factores: os doentes não se tratam convenientemente e infectam outras pessoas, há falta de médicos e de outros profissionais de saúde para trabalhar na área da prevenção e tratamento da doença. Mas não só. Existe falta de coordenação entre os vários sectores do Sistema Nacional de Saúde e não há decisões políticas que ponham um travão à propagação da doença. Henrique de Barros, que irá apresentar em Agosto o Programa Nacional Contra a Tuberculose, fez estas declarações ontem, na Comissão Parlamentar de Saúde, a pedido do PS.
(...)
O médico e deputado do Bloco de Esquerda João Semedo afirmou que os imigrantes, em especial os ilegais, fogem ao diagnóstico e tratamento da tuberculose devido à sua condição de clandestinidade no País e interrogou Henrique de Barros quanto às medidas a tomar e se concordava com o internamento compulsivo dos doentes. O responsável pelo Programa Nacional de Luta contra a Tuberculose recusou o internamento obrigatório, alegando “que ninguém é obrigado a tratar-se”, além de que essa situação “levanta problemas de ordem jurídica, ética e filosófica”. “Temos a obrigação de promover o tratamento, mas o internamento compulsivo é uma situação limite”, acrescentou. O médico considerou que a tuberculose é um problema de saúde pública e que o combate à doença obriga a uma melhor organização e articulação dos serviços de saúde.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet