segunda-feira, maio 22, 2006

Jorge Sampaio primeiro Enviado Especial para a iniciativa “Acabar com a Tuberculose”

Secretário-Geral nomeia Jorge Sampaio, antigo Presidente da República de Portugal, primeiro Enviado Especial para a iniciativa “Acabar com a Tuberculose”

O Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, nomeou o antigo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, seu primeiro Enviado Especial para a iniciativa “ Acabar com a Tuberculose”. Jorge Sampaio, cuja nomeação se torna efectiva hoje, terá como principal missão sensibilizar o público para esta doença, uma das principais causas de morte do nosso tempo. A sua tarefa imediata é incentivar os dirigentes de todo o mundo a reforçarem o seu empenhamento no controlo da tuberculose e a esforçarem-se por alcançar o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio que consiste em pôr fim à propagação da doença, até 2015, e começar a inverter a tendência actual.

Cerca de 5 000 pessoas morrem diariamente de tuberculose e mais de 8 milhões de novos casos são detectados todos os anos. Jorge Sampaio irá dirigir uma campanha que visa que os países financiem e ponham plenamente em prática o plano mundial “ Acabar com a Tuberculose 2006-2015”, lançado no início do ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este plano apresenta as acções necessárias para tratar 50 milhões de doentes e salvar 14 milhões de vidas. Para levar a bom termo esta missão essencial a favor da saúde, Jorge Sampaio trabalhará em estreita colaboração com a Parceria “ Acabar com a Tuberculose” e a OMS.

Jorge Sampaio, que teve uma ilustre carreira, traz uma vasta e rica experiência para as suas novas funções. Tomou posse como Presidente da República de Portugal em Março de 1996, tendo sido reeleito para um segundo mandato de cinco anos, em Janeiro de 2001. Ao longo desse período, Jorge Sampaio contribuiu para várias causas internacionais, nomeadamente a luta contra o VIH/SIDA, os direitos humanos ou ainda a independência de Timor Leste.
...
(Fonte: Comunicado de Imprensa SG/A/1004 - BIO/3769 de 15/05/2006).

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet