sexta-feira, abril 21, 2006

Novo tratamento contra a malária começa a ser utilizado na próxima semana

Lusa 19.04.06

O Ministério da Saúde de Angola vai apresentar oficialmente quinta-feira um novo tratamento contra a malária, baseado na artimizina, cuja aplicação terá início na próxima semana para combater esta doença, que é a principal causa de morte no país.

"Vamos realizar a cerimónia quinta-feira, no Hospital dos Cajueiros, em Luanda, para que todo o país saiba que temos que abandonar a cloroquina porque há muita resistência e têm ocorrido mortes desnecessárias", afirmou hoje o ministro angolano da Saúde, Sebastião Veloso.
Segundo o ministro, "uma investigação científica realizada em vários hospitais permitiu concluir que há uma resistência do plasmódio (agente transmissor da malária) à cloroquina, que é o medicamento com que se trata actualmente a malária".

Sebastião Veloso especificou que a taxa de resistência ao tratamento com cloroquina chega a atingir 60 por cento em algumas regiões do país, recordando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a mudança de tratamento quando a resistência for superior 25 por cento.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet