sexta-feira, março 17, 2006

Conselho de Ética discute rastreio ao VIH pedido por profissionais de saúde

Isto é mesmo da treta e perder tempo. Actualmente, colhe-se sangue do caso índex e ponto final. Ninguém pergunta nada...

Lusa 15.03.06

O Conselho de Ética para as Ciências da Vida vai elaborar um parecer sobre a possibilidade dos profissionais de saúde pedirem um rastreio ao VIH/Sida a doentes com cujos fluidos contactaram por acidente, disse hoje a sua presidente.

Em declarações à Agência Lusa, Paula Martinho da Silva adiantou que o parecer foi solicitado ao Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) "há algum tempo, por um hospital".

A questão central, precisou a presidente do CNECV, é saber se "é legítimo ou não solicitar o rastreio ao VIH a uma pessoa que recorreu aos serviços de um profissional de saúde e que, por acidente, tenha existido um contacto deste com os fluidos do doente".

Este projecto de parecer, que Paula Martinho da Silva espera ver concluído até Maio, visa analisar esta questão "na perspectiva da protecção do profissional de saúde", realçou.
Actualmente, os testes de rastreio ao VIH/Sida são efectuados voluntariamente, a pedido do próprio.

A reunião mensal do CNECV, que decorreu terça-feira, foi ainda marcada pelo começo da discussão de um outro parecer, sobre o Diagnóstico Genético Pré-Implantatório, solicitado pela Assembleia da República.
...

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet