quarta-feira, março 15, 2006

Banco Mundial anuncia financiamento do combate à sida nos PALOP

Lusa 14.03.06

O Banco Mundial (BM) anunciou hoje, na Cidade da Praia, o financiamento de um programa de educação e combate à Sida nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O programa vocacionado especificamente para os países africanos de língua portuguesa vai ser gerido em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lembrando que existem redes semelhantes na África Ocidental e Oriental, Geraldo Martins, especialista do BM em educação, adiantou em declarações à Lusa que "a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pela sua força linguística, é uma potência em matéria de combate à epidemia do HIV/Sida".

"O Banco Mundial está aberto a parcerias e esta é, certamente, uma aposta que queremos que vingue para bem dos países da Lusofonia", acrescentou a propósito do projecto, anunciado no final da reunião de especialistas da CPLP em educação que decorre desde segunda-feira na capital do arquipélago.

Segundo Geraldo Martins, os meios a disponibilizar, técnicos, financeiros e de consultoria, vão ter o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, "que demonstrou total apoio ao programa". Os preparativos finais do programa - que "estará de pé no próximo ano" -, o montante a aplicar bem como as estratégias a seguir serão decididos numa reunião internacional em Setembro na Cidade da Praia, acrescentou.

"Esperamos que a CPLP nos apresente um plano de acção que, uma vez validado pelo secretário executivo da comunidade, possa ser positivamente avaliado pelo Banco Mundial", explicou o representante do Banco Mundial. Antes, o BM aguardará pela decisão do conselho de ministros da educação da comunidade, disse ainda Geraldo Martins.

A nova coordenadora do grupo executivo da CPLP para a educação, a portuguesa Maria Emília Galvão, eleita no encontro que hoje terminou, realçou "o envolvimento de Portugal neste desafio" proposto pelo Banco Mundial. "Vamos fazer com que a rede lusófona de combate ao HIV/Sida se faça com pragmatismo", disse, adiantando que Portugal assume o compromisso de, com o BM, "dinamizar a luta contra a Sida na CPLP, particularmente na África de língua portuguesa".

O II encontro dos especialistas da CPLP em educação, que teve lugar na sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), contou com a presença de Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal.

"Por motivos de ordem vária, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique não compareceram na reunião", disse o presidente do Instituto, Manuel Brito Semedo.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet