sexta-feira, março 17, 2006

Deputados da CPLP vão discutir sobre SIDA

Lusa 16.03.06

Representantes dos parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se dias 28 e 29 em Maputo, para encontrarem formas de mobilizar as comunidades dos seus círculos eleitorais no combate ao HIV/SIDA.

O secretário-executivo adjunto do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, de Moçambique, (CNCS), Diogo Milagre, disse hoje à Lusa que o encontro "pretende sensibilizar os parlamentares a usarem a sua influência nos seus círculos, para mudarem o comportamento dos seus eleitores em relação ao HIV/SIDA".

"Os deputados podem recorrer à sua capacidade de persuasão para apelar à mudança de comportamento face ao perigo do HIV/SIDA", sublinhou Milagre. Os organismos da CPLP vocacionados para o combate ao HIV/SIDA querem que os deputados atribuam maior importância à sensibilização das mulheres e jovens, os mais atingidos pela doença, acrescentou aquele responsável do CNCS.

Levar os parlamentares a terem uma maior sensibilidade legislativa em matérias relacionadas com o HIV/SIDA é outro dos propósitos do encontro de Maputo, afirmou Diogo Milagre. "A iniciativa de lei de que os parlamentares dispõem também pode ser colocada ao serviço do combate do HIV/SIDA, como já aconteceu em Moçambique com a aprovação de uma lei que sanciona a estigmatização", enfatizou Milagre.

Moçambique é um dos países mais afectados pelo HIV/SIDA na África subsaariana, com uma prevalência estimada em 16,2 por cento, segundo o último estudo do governo sobre a doença, realizado em 2004. Dos 1,4 milhões de casos detectados nessa avaliação, 800 mil são mulheres, um retrato que demonstra a "feminização" da doença em Moçambique, como reconheceu quarta-feira em Maputo o ministro da Saúde de Moçambique, Ivo Garrido, num encontro com os deputados à Assembleia da República sobre o HIV/SIDA.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet