terça-feira, janeiro 24, 2006

Ministro acredita que produção de vacinas vai permitir combater gripe das aves

Público 24.01.06

O ministro da Saúde acredita que a produção de vacinas anti-gripais em Portugal vá permitir um efectivo combate ao vírus da gripe das aves se este passar a transmitir-se entre humanos.

Antes da apresentação do projecto de criação da primeira unidade de produção de vacinas anti-gripais em Portugal, no Parque Industrial de Condeixa (Coimbra), António Correia de Campos disse à Lusa que a capacidade que Portugal terá de produzir vacinas anti-virais e, em caso de uma pandemia, de vacinas contra a variante humana da gripe das aves, permitirá uma resposta a este problema que de outra forma não existiria.

"Em caso de uma pandemia de vírus da gripe das aves nos humanos, Portugal apenas poderia comprar as vacinas que sobrassem dos países produtores, o que poderia ser manifestamente insuficiente", disse o ministro. Segundo o ministro, a produção de vacinas anti-gripe é difícil e são poucos os países produtores de vacinas, pelo que estes têm prioridade na aquisição dos medicamentos que fabricam.

António Correia de Campos esclareceu que esta unidade irá produzir vacinas contra o vírus da gripe das aves nos humanos assim que o vírus (H5N1) adquirir a capacidade de se transmitir de humano para humano. Se isso acontecer, a produção será feita mediante um sistema de "corredor verde" mais acelerado e já aprovado pela Comissão Europeia com vista a uma melhor e mais rápida resposta perante um cenário epidémico.

Menos rápida será a produção de vacinas contra a gripe sazonal, a qual tem tido uma grande procura nos últimos tempos, em resultado dos receios da gripe das aves. O laboratório português Medinfar anunciou que pretende fabricar vacinas contra a forma humana da gripe das aves a partir de 2007 e abastecer 63 por cento do mercado nacional em vacinas da gripe sazonal em 2008.

A Medinfar estima poder começar a fabricar a vacina contra a gripe sazonal (que contém três estirpes diferentes de vírus inactivos, que são alterados anualmente de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde) no início do terceiro trimestre de 2008, de modo a estar disponível para a campanha de vacinação desse ano. Segundo o laboratório, deverá ser alcançada uma produção semanal de quarenta mil doses de vacinas contra a gripe sazonal, "o que permitirá, num período de oito meses, satisfazer aproximadamente 63 por cento das necessidades do mercado português".

Actualmente, a vacina contra a gripe sazonal é produzida apenas em nove países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão e Reino Unido.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet