quinta-feira, janeiro 19, 2006

Estudo coloca dúvidas sobre eficácia do Tamiflu em caso de pandemia



Público 19.01.06

Um estudo de investigadores italianos põe em causa a eficácia do medicamento Tamiflu no caso de uma pandemia de gripe das aves entre os humanos e afirma mesmo que não há qualquer produto no mercado que fosse eficaz.

Até agora, o Tamiflu (nome comercial da substância activa oseltamivir) é considerado um dos poucos antivirais eficazes no tratamento dos pacientes com gripe das aves, o que levou os governos europeus e dos Estados Unidos a armazenarem reservas desse medicamento para o caso de uma pandemia.

Mas o novo estudo, hoje publicado pela revista médica britânica "The Lancet", da responsabilidade do instituto de investigação italiano Cochrane Vaccines Field e financiado em parte pelo Ministério da Saúde britânico, considera que nenhum dos medicamentos existentes teria grande eficácia. Os autores do estudo analisaram outros medicamentos contra a gripe, como o Relenza, semelhante ao Tamiflu, a Amantadina e a Rimantadina.

O chefe da equipa de investigadores, Tom Jefferson, diz que até agora nem o Tamiflu nem o Relenza reduziram a mortalidade entre os poucos doentes com gripe das aves a quem foram administrados. "Sou membro da raça humana e espero que sejam eficazes, mas confiar num único remédio é um suicídio", afirmou.

Além disso, os cientistas advertem que não se poderá travar uma potencial pandemia de gripe das aves apenas com medicamentos. O uso de antivirais não deve impedir a adopção de outras medidas mais úteis de saúde pública, como a higiene e o isolamento para conter a expansão da doença.

Mas o Ministério da Saúde britânico, que decidiu armazenar 14,6 milhões de doses de Tamiflu e que financiou em parte o estudo, acrescentou hoje que "pode ser enganoso" afirmar que este medicamento não são eficazes contra a gripe das aves. "A nossa estratégia antiviral está em revisão constante e estamos a examinar alternativas complementares", indica ainda.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet