quarta-feira, outubro 19, 2005

Investigação da IGS vai além do cartel para tiras-reagentes

Para quando a compra centralizada pelo estado dos medicamentos e diagnósticos?

DN 19.10.05

O ministro da Saúde confirmou ontem "ter pedido" uma investigação ao fornecimento de medicamentos e outros materiais aos hospitais portugueses. Segundo Correia de Campos, a investigação que será elaborada pela Inspecção-Geral da Saúde vai analisar não só os hospitais vítimas do cartel descoberto pela Autoridade da Concorrência, mas terá também como missão descobrir se há mais situações semelhantes. "Queremos saber se há outros casos", afirmou.

Tal como avançou ontem o DN, a Inspecção-Geral da Saúde já pediu formalmente à Autoridade da Concorrência o processo que levou à condenação de cinco laboratórios por combinarem preços a cobrar por tiras reagentes (testes de controlo e diagnóstico da diabetes). O objectivo é perceber se há eventual responsabilidade por parte dos órgãos de gestão na compra de medicamentos que foram combinados e inflaccionados pelos laboratórios.

A cartelização descoberta pela Autoridade da Concorrência repetiu-se por cinco anos, em 36 concursos públicos, promovidos por 22 hospitais de todo o País, mas que apenas foi identificada por um hospital - o Centro Hospitalar de Coimbra, que apresentou queixa à Autoridade da Concorrência. Recorde-se que hoje a abertura de concursos públicos para a compra de medicamentos e outros materiais hospitalares cabe a uma comissão técnica constituída em cada hospital para o efeito e aos conselhos de administração, que têm a palavra final.

"Não temos intenção de penalizar os gestores hospitalares, muitas vezes preocupados em conseguir medicamentos a tempo e horas para os seus hospitais", defendeu Correia de Campos. Para o ministro, esta acção é também importante "pelo seu efeito dissuasor".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet