sexta-feira, setembro 16, 2005

Portugal gasta 10 vezes mais em armas do que em ajuda



DD 07.09.05

Por cada euro que Portugal investe em ajuda humanitária, o Ministério da Defesa reserva 10 euros para o seu orçamento militar, refere o Relatório 2005 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado esta quarta-feira.

A proporção em Portugal é igual à média mundial, mas na Europa Ocidental representa uma das mais altas, só ultrapassada pela Grécia (19) e Itália (10,8). Potências económicas da União Europeia como a Grã-Bretanha (8,3), França (6,3), Espanha (5,2) e Alemanha (5,2) têm uma melhor relação entre o dinheiro que canalizam para ajuda humanitária e o que gastam em armas. No mundo, são os Estados Unidos o país com a proporção mais elevada: 25 vezes mais em gastos militares do que em gastos humanitários.

Para o PNUD, estas proporções «não fazem sentido» num mundo em que «os próprios governos dos países desenvolvidos reconhecem cada vez mais os vínculos entre ameaças à segurança e pobreza mundial».
(...)
«As doenças infecciosas, a fome e a degradação do meio ambiente são assassinos mais perigosos do que um conflito armado e cada um destes assassinos é causa e efeito do conflito armado», lê-se no relatório do PNUD.

Na opinião dos responsáveis pelo relatório, qualquer avaliação das ameaças à vida humana mostra uma «assimetria assombrosa» entre o orçamento militar e as necessidades das pessoas.
Por exemplo, o dinheiro que os países desenvolvidos gastam por ano para lutar contra a SIDA - que mata três milhões de pessoas anualmente - representa apenas três dias de investimento em armamento.
(...)
«Se a guerra contra a pobreza é uma prioridade, é estranho que os governos dediquem tão pouca importância do seu orçamento à ajuda humanitária», observa o relatório do PNUD.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet