terça-feira, julho 19, 2005

Empresa norte-americana multada por discriminar

Lusa 19.07.05

O Ministério do Trabalho de Moçambique manteve a multa que anteriormente tinha aplicado a uma empresa norte- americana de desminagem, por discriminação de trabalhadores infectados com HIV/SIDA.

A decisão de manter a multa de 134.400.000,00 meticais (cerca de 4.500,00 euros) aplicada em Junho à empresa Ronco, foi anunciada na segunda-feira pela ministra do Trabalho, Helena Taipo, que rejeitou um recurso apresentado pelos norte-americanos.

A multa tinha sido aplicada depois de se saber que a empresa procedeu a testes de despistagem de HIV/SIDA a funcionários moçambicanos que deveriam integrar uma missão de serviço no Afeganistão.

Em consequência, 19 trabalhadores que apresentaram resultados positivos foram impedidos de viajar para aquele país pela Ronco Consulting Corporation Mozambique - Humanitarian Demining, especializada na limpeza de terrenos armadilhados com minas de guerra.

"A Ronco inequivocamente adquiriu fama internacional, em parte, pela boa qualidade do trabalho prestado pelos moçambicanos na área, razão pela qual teve a solicitação de outros serviços para executarem trabalhos idênticos, não se percebendo que esse feito seja ignorado pela empresa norte-americana", refere um comunicado do Ministério do Trabalho de Moçambique.

Anteriormente, sapadores moçambicanos ao serviço daquela empresa estiveram em acções de desminagem no Sudão, Kosovo, Nigéria e Afeganistão, sem terem efectuado testes ao HIV/SIDA.

O comunicado refere a obrigatoriedade da empresa em reorientar os trabalhadores afastados para outras funções ou indemnizá-los.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet