quinta-feira, junho 23, 2005

S. João tem o dobro das infecções hospitalares

A prevalência de infecções no Hospital de S. João, no Porto, é de 18%, o dobro da média nacional. Uma situação que o ministro da Saúde considera "preocupante", levando-o a concluir que "há muitas mãos que não são lavadas, muitas luvas que protegem o profissional, mas que transportam a infecção de um doente para outro".

O ministro da Saúde, que falava na cerimónia de tomada de posse do novo presidente do conselho de administração (CA), pretende ver este quadro invertido. Um hospital universitário onde há "dos melhores trabalhos científicos na área da infecção hospitalar não pode", adverte Correia de Campos, "manter-se insensível a isto".

O elevado número de infecções hospitalares tinha sido abordado no discurso do presidente do C A. Só que para José Eduardo Guimarães, os 18% registados no Hospital de S. João não são culpa dos profissionais, mas das "condições precárias de um edifício concebido há quase 100 anos". O administrador, que substitui Fernandes Tato, demitido em Maio, aponta o dedo a "instalações sanitárias a servir 30 doentes, enfermarias de oito ou mais camas, pacientes a dormir em corredores".
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet