quinta-feira, junho 23, 2005

Mário Soares apela para envolvimento internacional no combate à SIDA

Lusa 22.06.05

O ex-presidente português Mário Soares apelou hoje, em Maputo, para um maior envolvimento internacional no combate ao HIV/SIDA em Moçambique, durante uma visita a um projecto liderado pela organização italiana Comunidade de Santo Egídio. "Todos os auxílios são poucos e devem ser feitos", disse Mário Soares, após ter visitado o centro da DREAM, nos arredores de Maputo, que trata com anti-retrovirais cerca de 1.500 pessoas infectadas com o vírus da SIDA.
Durante a visita, o ex-presidente português ficou impressionado com o relato de Ana Maria, uma activista moçambicana de 42 anos, infectada desde 2003.

Com o auxílio de fotografias, a activista recordou que à data da sua entrada naquele centro pesava apenas 29 quilos e actualmente está a fazer a uma dieta para emagrecimento.
Diariamente, utiliza o seu exemplo para exortar outros infectados a tomarem com regularidade os medicamentos de forma a transformar o HIV/SIDA numa doença crónica, permitindo-lhe viver com qualidade e mais tempo. "É importante lutar a sério e fazer com que as pessoas não percam a esperança", considerou Soares, que recordou o estigma social que ainda persegue a doença, como "antigamente acontecia com a lepra".

Em Moçambique o HIV/SIDA tem uma taxa de prevalência de 13 por cento entre a população adulta.
(...)

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet