quinta-feira, março 03, 2005

Tipranavir nos hospitais portugueses?

Segundo as notícias vindas do CROI em Boston, a Boehringer Ingelheim teria finalmente aceite fornecer o tipranavir sem custos aos hospitais portugueses, ou seja, nas mesmas condições do programa de acesso alargado (EAP) espanhol.

A BI Portuguesa estaria agora a negociar com a casa-mãe alemã os detalhes financeiros internos e sabe-se que estas negociações (difíceis e morosas, ao que parece...) deverão estar terminadas até o fim do mês de Março. Esperemos que o INFARMED não demore muito a aprovar o novo EAP e que o recrutamento se possa iniciar em breve.

Relembramos que, desde o ano passado, a BI tinha "oferecido" o tipranavir com um custo de 26€ por dia e que todos os hospitais portugueses (excepto o Hospital do Barreiro) se tinham recusado pagar um medicamento que ainda não tinha recebido a AIM.

Estima-se que, em Portugal, entre 200 a 300 pessoas seropositivas em falência terapêutica estão a espera do TPV. A Autorização de Introdução no Mercado (AIM) e a comercialização do tipranavir deveria acontecer antes do Outono.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet