domingo, fevereiro 27, 2005

Comprovada eficácia de cocktail de anti-retrovirais para impedir transmissão mãe-filho

Um cocktail de anti-retrovirais é mais eficaz do que só nevirapina para impedir a transmissão da sida das mulheres grávidas aos filhos, indicam estudos apresentados quinta-feira num congresso internacional sobre os retrovirus.

Nos países em desenvolvimento, e sobretudo em África, o tratamento de escolha para diminuir os riscos de uma mãe seropositiva infectar o seu filho é uma simples dose de nevirapina, um medicamento barato.

Mas a nevirapina, fabricada pelos laboratórios farmacêuticos alemães Boehringer Ingelheim com o nome de Viramune, é alvo de controvérsia, nomeadamente na África do Sul, por provocar uma mutação do vírus na mãe que o torna cada vez mais resistente aos tratamentos.

Segundo um estudo apresentado no congresso, que decorre em Bóston (EUA), mais de 60 por cento das mulheres seropositivas grávidas que receberam uma dose simples de nevirapina mostraram sinais precoces de resistência ao medicamento, em comparação com apenas 40 por cento de casos estimados até agora.
(...)

No Ocidente damos uma combinação de anti-retrovirais às grávidas para proteger filho E mãe. Será que as mães africanas valem menos?

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet