sábado, março 19, 2005

Sida em debate no 'Haja Paciência'

Mais uma vez foi possível assistirmos a um debate televisivo de uma hora sobre resistências e nem sequer ouvir uma única vez mencionada a má prescrição dos tratamentos pelos médicos.
A tonta da apresentadora, Marina Caldas, persistiu em tentar encontrar um culpado único, o coitadinho do doente que não consegue ter uma adesão "como deve ser".
Tendo a redacção escolhido a adesão ao tratamento como ponto fucral no debate sobre resistências, conseguiu ter um painel de quatro especialistas sem sequer ter o melhor especialista, uma pessoa que toma os ditos comprimidos, à mesa.
Tivemos até direito a uma intervenção da ONG fantasma, a AADHVIR, que não faz rigorosamente nada para os doentes, a não ser a auto-promoção na comunicação social . Nota-se que AAD.... vem de "Associação de Apoio aos Doentes".
Haja Paciência...

"A sida está cheia de resistências. Não é apenas a resistência do vírus, propriamente dito, é a resistência social à doença, a resistência da população ao teste, a resistência dos doentes aos fármacos", afirma o infecciologista Kamal Mansinho, um dos participantes no programa Haja Saúde de hoje, a partir das 12.00, na 2.

O tema central do programa é a questão das resistências ao VIH e outros problemas ligados ao tratamento da sida.

Além de Kamal Mansinho, que é director do serviço de infecciologia do Hospital Egas Moniz, participam também Saraiva da Cunha, director do serviço de infecciologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Ricardo Camacho, virologista do Hospital Egas Moniz, e Vítor Duque, responsável pelo Laboratório de Virologia dos HUC.

Neste programa, o médico Ricardo Camacho põe o dedo em várias feridas, principalmente ao salientar que não podemos banalizar a doença crónica com o intuito de colocar a sida no mesmo patamar da diabetes ou da hipertensão, quando a doença continua a matar pessoas em todo o mundo.

Na plateia do Haja Saúde vão estar ainda os médicos Miguel Raimundo, presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Hepatites Virais, e António Carlos, presidente da Aspas - uma organização não governamental (ONG) que presta o seu apoio na zona da Amadora, principalmente em bairros problemáticos como o 6 de Maio e o Cova da Moura.

Amílcar Soares, presidente da Associação Positivo, vai igualmente dar o seu testemunho no decorrer do programa, sobre situações ligadas à terapêutica anti-retrovírica.
(...)

Comments:
Caro Nuno, já falámos com um jornal de referência acerca da situação do tipranavir e pedimos para esperar com a publicação do artigo. Como sabe, demos até ao fim deste mês para a Boehringer encontrar uma solução interna. Se tal não acontecer antes do fim do mês, avançaremos logo como a imprensa.
um abraço
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet