sábado, março 19, 2005

Rastreio de hepatite C recomendado a quem tenha piercings e tatuagens

Quem tenha recorrido a piercings, tatuagens, acupunctura, manicura, pedicura e tratamentos de estética em estabelecimentos "onde não seja possível assegurar a segurança do material injectável" deve ser rastreado para a hepatite C, defendeu o professor da Faculdade Medicina de Lisboa, Rui Tato Marinho no Fórum Hepatite C, que decorreu ontem em Sintra.
(...)
A directora executiva da Abraço, associação de apoio a doentes com HIV/Sida, Maria José Campos alertou para a ineficácia na prevenção da hepatite C do estojo do programa de troca de seringas actualmente distribuído aos toxicodependentes. Falta a inclusão de um recipiente para a mistura da droga, porque o contágio pode ocorrer, além da seringa e da agulha, através do restante material usado no consumo, como o algodão, carica, água. A médica afirma que desde o início do programa, há 12 anos, tem insistido neste ponto, sem sucesso.

Ao mesmo tempo, sublinhou a necessidade de não se cair nos mesmos erros de prevenção da sida, ou seja, em relação ao HIV "a maior parte da população achava que não lhe dizia respeito". Na hepatite C também não se deve pensar que atinge apenas dados grupos de risco, até porque está a subir o contágio por via sexual.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet