sábado, outubro 13, 2007

Ao ritmo actual, apenas um terço dos infectados com Sida terá acesso a tratamento em 2010

Lusa 12.10.07

O director da ONUSIDA, Michel Sidibe, defendeu hoje em Lisboa que se a resposta à sida se mantiver ao ritmo actual apenas um terço das pessoas infectadas terão acesso a tratamento em 2010.

Michel Sidibe falava hoje na abertura da reunião de coordenadores de programas nacionais de infecção VIH/Sida, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e que reúne no Centro Cultural de Belém representantes de cerca de 50 países.

"O ritmo da nossa acção é muito lento e, vamos ser realistas, se continuarmos a este ritmo, em 2010 teremos apenas 4,6 milhões de pessoas a receberem tratamento, o que representa apenas um terço dos 13 milhões de pessoas que precisam de tratamento", disse Michel Sidibe, lembrando que mais de 135 países estabeleceram em 2006 o acesso universal ao tratamento com anti-retrovirais como meta para o final da década.

O responsável da agência da ONU lembrou "o papel fundamental" da União Europeia na adopção de um compromisso político sobre a sida, considerando que os países-membros têm agora a "grande responsabilidade de transformar as palavras em acções".
(...)

Também presente na abertura da reunião, o ministro português da Saúde, Correia de Campos, reafirmou que a sida "está na agenda política" da União Europeia, depois de ter sido assumida como uma prioridade pela presidência alemã da UE.

O titular da pasta da Saúde defendeu a necessidade de colaboração entre as autoridades nacionais, regionais e locais e destas com a indústria farmacêutica e as organizações da sociedade civil no sentido de promover o acesso universal ao tratamento da doença com mais medicamentos e mais baratos.

Contudo, adiantou, os países têm muito a ganhar se trabalharem juntos na luta contra a epidemia, e defendeu a criação de um "mecanismo formal" que permita aos coordenadores nacionais da sida reunirem-se pelo menos cada dois anos.

Considerou que o envolvimento da sociedade civil nas questões da sida tem sido negligenciada e que é preciso dar maior atenção à cooperação entre governos e ONG`s.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet