quarta-feira, junho 27, 2007

Ministro da Saúde anuncia criação do Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/SIDA

Durante o discurso proferido no encontro ADIS, dia 19 de Junho de 2007, o Senhor Ministro da Saúde, anunciou a instituição este ano do FNSC

Citamos alguns trechos do discurso e esperamos a concretização.

“É reconhecido o papel importante das organizações da sociedade civil no combate à infecção VIH/sida, enquanto líderes em activismo, advocacia, empoderamento e disponibilização de informação preventiva e serviços de apoio social. Estas têm sido capazes de envolver pessoas que vivem com VIH/sida nas suas actividades, ajudando a lidar com fenómenos como o estigma e a discriminação associados à infecção.
...
De facto, a infecção VIH/sida exige uma resposta organizada da sociedade e dos governos em particular, pelo que as organizações da sociedade civil desempenham um papel chave de parceria no desenvolvimento de uma resposta alargada, através da sua experiência, os seus exemplos de boas práticas e a sua capacidade de implementar programas e disseminar informação, particularmente junto de populações com menor acesso à informação e aos serviços de saúde.
...
A articulação entre os organismos governamentais e a sociedade face ao desafio da infecção pressupõe, para além do apoio financeiro, um efectivo envolvimento e participação da sociedade civil no combate à epidemia.

Assim, decorrente da comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu relativa à luta contra o VIH/sida na União Europeia e nos países vizinhos 2006 – 2009, no que respeita à participação da sociedade civil, decidiu a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida/Alto Comissariado da Saúde no âmbito do Plano de Acção 2007 – 2008, criar o Fórum Nacional da Sociedade Civil para o VIH/sida (FNSC/VIH).

Integrarão este Fórum organizações não governamentais e da sociedade civil e associações de pessoas que vivem com VIH/sida, com o objectivo de garantir a sua participação efectiva no desenvolvimento e implementação das políticas e programas nacionais”.


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet