terça-feira, junho 26, 2007

Investigadores colocam em causa funcionamento do vírus da SIDA

Lusa 25.06.07

Cientistas britânicos e americanos colocam em causa a forma como o vírus da SIDA destrói o sistema imunitário, de acordo com um estudo publicado na revista mensal americana PLoS Medicine.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) reproduz-se destruindo alguns dos glóbulos brancos que desempenham o papel de chefes de orquestra do sistema imunitário.

Até agora, os cientistas pensavam que as células infectadas produziam novas partículas de HIV, provocando a activação de novas células que, à sua volta, eram infectadas e destruídas, fragilizando assim gradualmente o sistema de defesa do corpo humano.

Porém, de acordo com os investigadores americanos e britânicos que efectuaram o estudo, se esta hipótese fosse correcta, as células infectadas deveriam ser destruídas muito mais rapidamente do que o são na realidade.

Logo, avançam os investigadores, existe um "processo lento" na rarefacção destas células e a identificação desse processo "fornecerá um resumo essencial da natureza do HIV e permitirá potenciais novas abordagens em matéria de terapêutica".


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Enter your email address below to subscribe to Blog do GAT!


powered by Bloglet